4 de setembro de 2018

Varanda Integrada: Fazer ou não Fazer?





O que é a varanda integrada e porque ela está na moda.








Sonho de muitos donos de apartamentos e queridinha dos designers de interiores, a varanda integrada é um solução moderna criada para aumentar o espaço útil da casa e dar vida a uma região geralmente pouco usada dos imóveis.


Lugar comum entre arquitetos e construtoras, as varandas tem sido incluídas na maioria dos projetos residenciais modernos para dar um acesso direto ao ar livre, mas muitas vezes se tornam locais de depósito pouco frequentados pelos moradores, especialmente quando são pequenas. 

Será que a metragem não seria melhor aproveitada na própria sala? Foi com esse pensamento que surgiram as primeiras varandas integradas. Para ser considerada integrada, a sacada precisa ter sido fechada externamente, ter seu piso nivelado com a sala e ser decorada de forma harmônica com o restante da casa. 

Existem muitos jeitos de aproveitar esse espaço (veremos alguns deles daqui a pouco), mas a forma mais comum é simplesmente aumentar a sala para deixá-la mais ampla, confortável e com uma bela vista. Veja alguns exemplos:

Será que é para mim?

A decisão de integrar a varanda é uma escolha muito pessoal que depende principalmente da sua relação com a casa. Se você já usa a varanda regularmente e aprecia esse espaço aberto para relaxar/cozinhar/cultivar, talvez não seja a melhor ideia. 

Já nos inúmeros casos em que os moradores ignoram a varanda 99% do tempo, integrar é uma solução muito interessante. Vale lembrar que é possível deixar uma divisória móvel capaz de separar os espaços se necessário, e nem sempre é preciso quebrar paredes para essa reforma funcionar.



Ao invés de transformar a varanda numa extensão da sala ou do quarto, também podemos fazer dela um cômodo próprio com finalidades específicas. Se a varanda é grande, melhor ainda! Por que não fazer uma área de jogos com forno a lenha? 

A integração é sobre a liberdade de usar o apartamento como quiser, então pense no que combina com o seu estilo de vida. Com os toque certos, mesmo uma varanda super pequena pode se tornar seu lugar favorito da casa em pouco tempo.

Vantagens e Desvantagens da varanda Integrada:

Ainda está em dúvida? Para ajudar você nesta escolha tão importante, separamos alguns prós e contras do projeto para que você esteja ciente dos desafios e vantagens deste recurso incrível. Confira!


Quero integrar minha varanda Sim! e agora?

Agora é hora de se planejar! A questão da vedação é muito importante, então procure uma empresa com tradição no mercado para não ter problemas depois. Entre em contato com o condomínio para se informar sobre a permissão e estude bem a planta para não remover uma pilastra do prédio sem querer (talvez eles até podem te indicar alguém para o serviço). 

E não se esqueça de contratar um profissional! Questões técnicas resolvidas, então podemos pensar na finalidade do espaço. Para te inspirar, separamos alguns usos muito interessantes deste recurso em ambientes de propósitos variados, vamos aos exemplos:

Ideia 1 – Extensão da Sala:

Uso tradicional da varanda integrada, a criação de uma sala ampla te dá opções incríveis como a separação da área de entretenimento da mesa de jantar, ou mesmo a criação de duas salas de estar interligadas. Não há nada errado em ter mais espaço para aproveitar!



Ideia 2 – Espaço Gourmet:

Curte cozinhar? Então a varanda gourmet é para você! Uma das melhores opções de aproveitamento do espaço é a criação de uma área com churrasqueira ou forno de pizza. Esse recurso já é comum na varanda dos apartamentos, mas com a integração o uso se torna mais frequente e íntimo. 

Cogite manter alguma divisória neste projeto, e não se esqueça de deixar as janelas abertas durante o preparo para que o cheiro vá para fora.



Ideia 3 – Área de Socialização:

Amigos são tudo de bom! Se você gosta de receber gente em casa, a varanda integrada é o espaço perfeito para colocar um som, servir as bebidas e aproveitar. Quem sabe valha a pena incluir um bar e uma boa mesa de jogos no projeto? Capriche na escolha e na quantidade dos assentos para que sejam flexíveis e confortáveis, como futons e pufes moles.



Ideia 4 – Home Office:

Por quê não transformar a varanda em seu estúdio particular? Seja no quarto ou na sala, a varanda integrada pode ser facilmente transformada em um mini escritório. A luz natural deste ambiente, a vista e a brisa são fatores excelentes para aumentar sua produtividade.



Ideia 5 – Cantinho da Leitura:

Hummm, que delícia é ler com luz natural em um ambiente fresco, aconchegante e reservado! O cantinho da leitura/relaxamento é uma opção simplesmente maravilhosa para a varanda integrada, especialmente no quarto. E você ainda pode colocar sua biblioteca lá!



Ideia 6 – Estufa Zen:

A estufa de vidro já vai estar lá, então transformar a varanda integrada em jardim é um passo natural para quem ama plantas. O ambiente fechado protege seus vegetais da ação do tempo e permite decorações incríveis envolvendo madeira, vasos pendurados e plantas maiores. 

Quem sabe uma linda parede verde? Não tenha medo de misturar a estufa com o cantinho da leitura, pois a vegetação só deixará o ambiente ainda mais relaxante e fresco.



Já tomou sua decisão sobre a varanda? Esperamos que este artigo tenha te ajudado a chegar a uma boa conclusão! Se já tiver um plano em mente, comente aqui embaixo sua ideia! 

Caso você deseje fazer móveis planejados para sua nova varanda integrada, não hesite em falar com nossos projetistas! Basta clicar abaixo:


Fonte: Madeirol

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu Nome e Email ao final da Mensagem, caso deseje alguma informação específica.

Atenciosamente.

Morar Melhor.
www.morarmelhor.com