26 de abril de 2019

O Antes e Depois de uma Cozinha.






Pequenos espaços demandam grandes ideias para que haja total aproveitamento do mesmo. 







Neste apartamento, localizado no bairro da Tijuca, Rio de Janeiro, cada milímetro foi considerado para não prejudicar a circulação e a ventilação do mesmo; assim foram criados espaços que pudessem se integrar e serem independentes ao mesmo tempo.

Ao adquirir o imóvel, a proprietária viu-se em um dilema: a cozinha era pequena demais e com uma circulação precária. Entretanto, a boa localização do mesmo fácil acesso a áreas badaladas da Tijuca e aos transportes públicos foi o que pesou na decisão de fechar o negócio. Com tudo acertado, a etapa seguinte era resolver o problema da cozinha.

Após conversa com a equipe profissional responsável pelo desenvolvimento do projeto, estabeleceu-se que a diretriz deste seria a ampliação da cozinha para o acréscimo de uma copa, bem como a separação das áreas íntima e social por meio da criação de um lavabo; uma vez que ficou constatado o gosto dos moradores em receber visitas, este seria útil para atendê-las, evitando assim que precisassem acessar a área dos quartos.

O Projeto (Antes e Depois):



Antes:

• Má disposição da área de serviços (cozinha, despensa e afins);
• Conflito entre as portas de entrada e a de acesso da sala para cozinha.          

Depois:

• Melhor setorização dos ambientes;
• Instalação de lavabo (transferido para área social); 
• Espaço para a copa;
• Porta de correr entre sala e copa.

A pequena copa desfaz a necessidade de mesa de jantar na sala. O clima intimista é resgatado por meio da iluminação indireta do nicho, enquanto o adesivo traz jovialidade e alegria ao ambiente.

Porta de correr: a solução para o conflito de abertura das portas. O prolongamento do banheiro criou uma área para o box, permitindo a distribuição linear dos equipamentos e a criação do lavabo.

A nova planta também considerou o acesso à iluminação natural para a cozinha e copa, prejudicadas no desenho original. Assim, como se pôde observar, a importância da visita de um profissional ao imóvel sempre é esclarecedora, pois apresenta um panorama da situação além do imaginado pelo morador. 

Priscila Oliveira é formada em Arquitetura e Urbanismo pela FAU-UFRJ, pós-graduada em gestão e planejamento ambiental pela COPPE-UFRJ, atua em projeto de interiores, projetos residenciais e legalização de imóveis.  

**Projeto em parceria com as arquitetas Vilma Azevedo e Vanessa Barrese.

Edição e Publicação Sergio Amaral

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu Nome e Email ao final da Mensagem, caso deseje alguma informação específica.

Atenciosamente.

Morar Melhor.
www.morarmelhor.com