11 de fevereiro de 2020

Retrofit na Decoração pela Designer Fabiana Visacro

Designer Fabiana Visacro.






É possível deixar peças como lustres e abajures atuais e modernas, e preservar suas particularidades. Com o retrofit, objetos que seriam descartados ganham mais uma chance na decoração. 











De origem estrangeira a palavra retrofit começou a ser usada inicialmente na engenharia e posteriormente ganhou significado na arquitetura e decoração.

Retrofit significa modernizar, reformar. Mas não é qualquer atualização. Essa técnica tem o objetivo de revitalizar objetos, construções e móveis sem deixar que suas características se percam no processo. Ou seja, a intenção é buscar o renascimento da peça preservando sua memória.

Na decoração é mais comum o retrofit de móveis, porém, lustres e abajures começam a ser beneficiados por esse processo e os resultados têm feito a diferença na composição de diversos ambientes, tornando-os mais ricos, interessantes e cheios de detalhes e memórias. 

A designer de interiores Fabiana Visacro recebe muitos pedidos de clientes para esse tipo de serviço. "Quando a peça está na família há muito tempo e tem valor sentimental vale a pena executar o retrofit e manter a história da família ali, viva no ambiente", defende.

A arquiteta Isabela Canaan destaca ainda outras duas situações em que retrofitar é interessante: 

"O retrofit é uma boa alternativa porque é uma solução sustentável. Retrofitar uma peça que talvez iria para o lixo, gerando mais poluição, é uma maneira de contribuir para a manutenção do meio ambiente. Outra vantagem dessa técnica é o custo. O retrofit de uma peça custa em média cinco vezes menos do que o valor de uma nova e o resultado fica tão bom quanto".




E foi justamente isso que fez Isabela em um de seus projetos. 

"Um cliente tinha pés de abajures de prata lindos (foto ao lado), mas bem desgastados e não sabia o que fazer com eles. Ele não queria perdê-los, pois eram presentes da mãe. Então, dei um banho de prata neles e comprei novas cúpulas. Hoje, os abajures integram a sala de estar do cliente com muito bom gosto e contam sua história", detalha a arquiteta.

De acordo com Fabiana, nem sempre o lustre ou abajur pode passar por um retrofit. "Se a parte elétrica não estiver em perfeito estado, o risco de se criar um problema ainda maior é bem grande, como um curto, por exemplo.Nesse caso, não indico fazer essa técnica", salienta a designer. 

Isabela acrescenta mais itens à lista: "Não indico retrofit em peças de acrílico, por causa da sensibilidade, nem em peças de alumínio porque fica caro. Se o material for em vidro também não dá para trabalhar. Já em lustres e abajures de design não valem o retrofit, pois a peça perde valor de mercado".

O retrofit de lustres e abajures denota que os profissionais têm buscado formas inteligentes de trabalhar e, ao mesmo tempo, reaproveitar materiais e ser sustentável. "Por meio do retrofit surgem ainda soluções criativas e a possibilidade de se ter peças únicas no projeto", observa Fabiana.

Serviços:

Solicite aqui um projeto de home staging para vender seu imóvel - Basta Clicar.

Fonte: Infinite

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu Nome e Email ao final da Mensagem, caso deseje alguma informação específica.

Atenciosamente.

Morar Melhor.
www.morarmelhor.com