18 de outubro de 2016

Reforma com Elementos originais do Projeto.

Felipe Hess




O Projeto desta casa, buscou ressaltar os elementos originais do Imóvel.








Projetada pelo arquiteto modernista Zenon Lotufo no fim da década de 40, essa casa foi totalmente restaurada e ampliada para receber uma família, e atender a nova maneira contemporânea de morar.

A casa originalmente térrea e de telhado tipo borboleta, recebeu um novo bloco superior, uma edícula e o uso do recuo frontal foi totalmente reformulado.

O projeto busca ressaltar os elementos originais, como o piso de taco bicolor, caixilhos com gradil, porta pantográfica e revestimentos externos, que foram totalmente recuperados valorizando a arquitetura original. 

A planta recebeu grandes adaptações com a criação de novos banheiros, divisões, setorização e a criação de uma escada que leva para o novo andar superior que abriga escritório e cinema. 

Seguindo a forma orgânica de alguns elementos originais da casa, como a marquise e a caixa d’água, o novo volume superior pousa delicadamente no corpo principal da casa em harmonia com a construção original.

A marquise, originalmente garagem, cresceu e recebeu um novo uso. É o acesso principal, além de abrigar a área de churrasqueira, refeições e um estar com lareira, totalmente integrado com a sala e o jardim. 

Novas claraboias se juntam as já existentes no desenho original destacando o uso da luz natural, assim como o recorte na laje ao fundo da churrasqueira que recebe um pequeno jardim.

A nova garagem, no recuo frontal, recebeu elementos vazados contemporâneos, que remetem à arquitetura modernista e se voltam para o jardim com um grande pano orgânico em conjunto com as curvas do bloco superior e marquise.

Uma pequena edícula foi criada no jardim do fundo, abraçando a goiabeira existente. O plano de tijolos remete ao assentamento original das empenas laterais da casa. Esse mesmo assentamento é aplicado também no novo muro externo.

Veja as imagens deste Projeto:

Felipe Hess

Felipe Hess

Felipe Hess

Felipe Hess

Felipe Hess

Felipe Hess

Felipe Hess

Felipe Hess

Felipe Hess

Felipe Hess

Felipe Hess

Felipe Hess

Perspectiva do Projeto:

Felipe Hess
Serviços:




Ficha Técnica.

Arquitetos: Felipe Hess
Localização: São Paulo
Equipe de Projeto: Lucas Miilher, Isabela Rosengarten, Natalie Calderini
Área: 800 m2
Fotografias: Fran Parente, Danilo Zamboni
Fabricantes: Cia de Iluminação, Legno Marcenaria, Reka 
Construção: Lacaz Broggin
Paisagismo: Ricardo Vianna
Perspectiva: Danilo Zamboni

Fonte: Archdaily

Divulgue seus projetos no Morar Melhor, é Simples, Clique Aqui e envie um Email com
seus contatos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu Nome e Email ao final da Mensagem, caso deseje alguma informação específica.

Atenciosamente.

Morar Melhor.
www.morarmelhor.com